Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Portugal e a Lusofonia



4 comentários:

  1. Olá professora!

    Seu blog já está incluído entre os meus favoritos!

    Bom trabalho e sucesso!

    Abraços!
    Nadir

    ResponderEliminar
  2. Ouviram falar de Freyda Pinto? Ela é a actriz protagonista do filme "Slumdog Millioner", que recebeu o Oscar há pouco.

    Como ela há muitos indianos com nomens e cognomens portuguêses. Um primer ministro de Sri-Lanka chamava-se Días, ouvimos de membros do governo da India que sâo Fernandes e Rodrigues e eu, quando lía "Kim" de Rudyard Kipling fiquei impressionado con iste parágrafo:

    "...were cadets of the old Eurasian houses that have taken strong root in Dhurrumtollah-Pereiras, De Souzas, and D´Silvas..."

    É possivel que alguns de eles sâo oriundos de Goa, mas acho que a maioria nâo sâo senâo o resultado das abundates e longínquas influências de Portugal no subcontinente Indio.

    Algumas perguntas sobre eles:

    Sâo indianos puros ou teêm alguma mistura de sangue português?

    Mantiveram a lingua, ao menos parcialmente?

    Podem ser, por tanto, ser considerados parte da Lusofonía?

    ResponderEliminar
  3. Mundo Lusófono!
    Lindo nome. Era bom que a lusofonia deixasse de ser apenas um nome e houvesse mais ações em prol dos povos que falam o português.

    Não tem a ver com a língua, mas sim com sabores e gastronomia. Talvez este site possa interessar aos alunos ávidos de conhecimentos dos povos lusofonos: www.lusosabores.com --> Gastronomia dos povos lusófonos
    -- www.lusosabores.com

    ResponderEliminar