Pesquisar neste blogue

Língua portuguesa terá museu em Lisboa

MuseuArtePopular1. O Governo português já decidiu que o Museu da Língua Portuguesa de Lisboa ficará em Belém, no edifício que acolheu o Museu de Arte Popular. Recorde-se que este projecto foi lançado em 2006 pela anterior ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, pouco depois da inauguração do Museu da Língua Portuguesa de S. Paulo.

2. Um sítio da Internet disponibiliza um inquérito que permite aos cidadãos europeus manifestarem pontos de vista e apresentarem propostas ao presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso. São línguas de comunicação o inglês, o francês, o alemão, o polaco, o espanhol e o italiano. Mas... então, e a língua portuguesa?

3. Na sexta-feira, 8 de Maio, às 13h15* na RDP África, o programa Língua de Todos (com repetição no sábado, 9 de Maio, depois do noticiário das 9h15*) propõe um olhar — da linguista Ana Martins — sobre a qualidade do português escrito nos jornais portugueses.

4. O tema central do Páginas de Português de domingo, 10 de Maio (às 17h00, na Antena 2) serão os erros, as gralhas, as desatenções e as (des)qualidades do texto escrito, hoje, na imprensa portuguesa. E ainda a polémica à volta do Acordo Ortográfico.

* Hora oficial portuguesa.

Ciberdúvidas da Língua Portuguesa :: 08/05/2009