Pesquisar neste blogue

AS FALLAS DE VALÊNCIA



Os alunos de 2º ano de básico da EOI de Valência redigiram este texto colaborativo sobre as Fallas. Estão de parabéns. Boas Fallas!


Quando chega o mês de março, há uma cidade no mundo que fica louca, essa cidade é Valência. A gente atira foguetes pela rua e faz muito barulho, há tendas por toda a cidade, onde se vendem chocolate, farturas, bolos lêvedos e outras coisas. No centro da cidade, as ruas são decoradas.

As Fallas são as festas populares de Valência, em honra de São José que têm lugar do dia 15 para 19 de março. Esta festa é muito conhecida por toda a Espanha e é Património Material da Humanidade. O que mais caracteriza a festa são os bonecos, que se chamam Fallas, e os falleros, pelo seu traje tradicional. A particularidade desta festa é que cada bairro tem uma falla, uma escultura de cartão para ser queimada na noite do dia 19. Os falleros trabalham durante todo o ano para organizar as atividades que depois terão lugar nesses dias de festa.

Há muitas ruas fechadas com as Fallas e as tendas que se montam e há sempre muito barulho por causa dos foguetes e as bandas de música à noite. É típico comer chocolate quente com bolos lêvedos enquanto se passeia pelos bairros para ver os bonecos e se dança nos bailes organizados pelas confrarias.

Nos últimos dias da festa, realiza-se a Oferenda Floral: os falleros de toda a cidade e das vilas dos arredores oferecem flores à Santa, padroeira da cidade. Vão acompanhados de muitas bandas de música, em desfile. Com as flores, que são cravos, faz-se uma escultura representando a padroeira da cidade, La Verge o Mare de Déu dels Desamparats.

Todos os dias às duas da tarde festeja-se a “Mascletà”, um estrondo pirotécnico muito grande, realizado na praça da Câmara Municipal. Em cada bairro há celebrações como desfiles, foguetes, bailes e fogos de artifício, almoçaradas, jantaradas, fogos de artifício e arraiais por todo o lado.

São dias de muito barulho, a cidade de Valência enche-se de turistas, é lindo, mas se quiserem sossego, o melhor é tirarem uns dias de férias fora da cidade.

Turma de 2º ano de básico, EOI Valência

A propósito do Dia da Mulher

Rosa Porcar, aluna de B2, esteve na praia de Vinaròs, onde se simulou um cemitério em homenagem às 739 vítimas de violência de género desde 2007. A Rosa deixou-se levar pela inspiraçõ e escreveu este poema que aqui nos oferece. Muito obrigada.


HOMENAGEM

Oito de março.
Tarde soalheira,
Falta de vento.
    Tristeza,
Vida e Morte
Respiram-se na praia.

Céu aberto,
Espaço infinito,
Areia branca,
A calma do mar.
    Abatimento.
Indignaçäo na praia.

Levanto a custo os olhos.
Cruzes, cruzes e mais cruzes.
Nomes, nomes, nomes de mais.
      Sussurro.
Ardor do silêncio
Que näo permite respirar.

Quanta crueldade!
Grande sofrimento!
    Anoitece.
Crianças, raparigas, mulheres.
Estrelas do mar
Já sem vida,
Já sem ilusöes de idade!