Pesquisar neste blogue

POUPE ÁGUA, ÁGUA É VIDA!

Corrija os Maus Hábitos

Cozinha:
Antes de lavar os pratos, tachos, panelas ou frigideiras, limpe-os com papel. Se necessário deixe "de molho" os tachos e panelas. Não lave a loiça em água corrente. Utilize a Bacia do Lava-Loiça ou alguidar. Não lave a loiça peça a peça, junte-a e lave-a uma a duas vezes por dia. Use a mínima quantidade de detergente necessária para uma lavagem eficaz. Poupará água e detergente.

Lavagem de Roupa:
Uma máquina de roupa consome 150 litros de água por lavagem. Use-a apenas com a carga máxima. Para pouca roupa ou peças isoladas não use a máquina. Lave à mão e pode depois utilizar a água para lavar o chão da cozinha.


Máquina da Loiça:
Se tiver máquina de lavar loiça, não ponha a trabalhar sem a carga completa. Lembre-se que quando a liga, ela consome 60 litros de água.

Duche:
Num duche gasta 25 litros se demorar 5 minutos. Mais é desperdiçar tempo e água.

Autoclismo:
Em cada descarga do autoclismo gasta 10 a 15 litros de água. Deve utilizá-lo só quando for necessário. Não transforme a sanita em recipiente de lixo. Restos de comida, cabelos, papéis, cigarros (bem apagados) vão para o lixo.

Banos de Imersão:
Num banho de imersão gasta pelo menos 3 vezes a quantidade de água utilizada para tomar um duche. Tome duche em vez de banho de imersão e não se esqueça: seja rápido e enquanto se ensaboa não deixe correr a água do chuveiro.

Lavatório:
Enquanto escova os dentes ou se barbeia feche a torneira. Assim poupará 10, 20 ou mesmo 30 litros de água.

Rega:
Há plantas que necessitam de pouca água. Evite regá-las sem necessidade. Se possível utilize água de poços ou ribeiros ou mesmo água de lavagem de legumes e frutos. Regar de manhã cedo ou à noite é poupar água que se perde com o calor do sol.

Poupar Água – Regras a Cumprir

Não deixe torneiras a pingar, feche-as bem.
Se estiverem avariadas mande consertá-la rapidamente.
Não perca tempo em mandar arranjar o autoclismo, quando verificar a existência de fugas.
Chame o canalizador sem demora quando tiver um cano rebentado.
Se houver cortes de abastecimento de água na zona onde vive armazene a quantidade que necessitar.
Se lhe sobrar água da distribuição anterior não a deite fora.
Se detectar fuga numa boca de rega ou noutro ponto da conduta contacte sem demora a sua Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal.
Reutilize a água que puder.
Em casa, na escola, nos locais de trabalho, reduza o consumo.
Não se esqueça que poupando água poupa dinheiro

A Carta Europeia da Água Chama a Atenção

Não há vida sem água. A água é um bem precioso indispensável a todas as actividades. O ser humano depende cada vez mais desse bem, a água, que a natureza põe à sua disposição.
Contudo… Os recursos de água doce não são inesgotáveis. É necessário preservá-los e, se possível, aumentá-los. Com o crescimento da população, a melhoria dos seus hábitos de higiene para uma melhor saúde e também com o desenvolvimento agrícola e industrial é cada vez mais difícil satisfazer as necessidades crescentes que o ser humano tem de água.

É preciso, portanto, aprender a considerar que a água é um património comum cujo valor deve ser reconhecido por todos. Cada um tem o dever de a economizar e da utilizar com cuidado. Cada um é responsável perante os outros pelo uso que faz da água. Desperdiçá-la é abusar de um património natural que é de todos.